Medicina Chinesa no Desporto


 

No Departamento de Medicina Chinesa no Desporto utilizamos terapêuticas como a Acupuntura, a Moxibustão, a Fitoterapia Chinesa, a Massagem, a Dietética, etc, para melhorarmos a doença ou a sintomatologia do nosso paciente.

O desporto, principalmente o desporto de alta competição, impõe a cada atleta um esforço máximo e contínuo, na tentativa de fazer sempre mais e melhor, ultrapassando, por vezes, os limites que o corpo é capaz de suportar mantendo-se são. A prática desportiva é desejável, recomendada e saudável, mas neste nível pode tornar-se fator desencadeante de diversos problemas de saúde, pois leva a um desgaste físico e energético importante, enfraquecendo o sistema imunitário e levando à fadiga muscular, perturbações psicológicas e emocionais e diversas lesões músculo-esqueléticas.

O desportista de alto rendimento procura sempre a superação, dá o máximo de si, desrespeitando os limites do seu corpo. Esta prática paga um preço elevado, pois o desgaste rápido e o surgimento de lesões levam inevitavelmente ao abandono precoce da atividade desportiva.

É preciso reduzir os riscos associados à prática desportiva e ajudar a minorar os danos por ela causados. A Medicina Chinesa, em conjunto com outras disciplinas, é uma forte aliada para quem pratica qualquer desporto ou atividade física e é fundamental para quem o faz ao nível da alta competição.

Através da Medicina Chinesa com técnicas como a acupunctura, electroacupuntura, acutomoterapia, auriculoterapia, moxibustão, massagem tui-na, entre outras, aumenta a energia geral, diminui a fadiga, aumenta a resistência ao esforço, logo provoca uma melhoria no rendimento do atleta.

A Medicina Chinesa também atua de forma eficaz na recuperação de lesões, melhorando a circulação sanguínea e energética do local, aumenta a oxigenação e regeneração dos tecidos. Por outro lado estimula a produção de endorfinas e outros esteroides que vão atuar como analgésicos e anti-inflamatórios naturais, ajudando a aliviar a dor, diminuir hematomas e edemas, relaxar os músculos e os tendões e acelerar a cicatrização de tecidos.

Tem ainda a capacidade de promover um equilíbrio mental, psicológico e emocional do atleta, fator fundamental para a obtenção dos níveis de sucesso desejados.

Nas Clinicas Oriental Med fazemos a recuperação de lesões desportivas, assim como, o acompanhamento personalizado dos atletas para um melhor rendimento.